itinerário

itinerário
A rota da Expedição Pantanal Jalapão

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

décimo quinto dia - São Félix do TO a Fazenda Rosalina

Acordamos cedo 6:30h e a galera do pedal saiu às 6:00h. demoramos bastante na desmontagem do acampamento e saímos para um café da manhã na cidade. Uma padaria bem simples e pouco iluminada, as opções do cardápio: Risólis com aparência de nuggets pouco frito, não tinha pão francês, bolo de chocolate (daqueles de pó de supermercado), café com leite e nem Nescau tinha, enfim barco furado.
Pegamos a Jaciara no hotel e saímos de carro em ritmo lento, já que o encosto da bandeja superior do amortecedor dianteiro esquerdo foi pro espaço e naquele dia o mecanico da cidade estava de ressaca, então todo cuidado com o carro para continuar o apoio a bike expedição.
Ao chegar na ponte Alta os bikers estavam descansando junto ao ponto de apoio do Ibama. Foram bem recebidos pelo pessoal que ofereceu água gelada, café e até bolachas. Convidaram para o almoço, agradecemos, mas o nosso plano era outro.

Trocamos de bikers, Jorge e Katharina ficaram no carro e eu, Beto fui para a Bike, onze e meia da manhã iniciando a pedalada.
O trecho tinha alguams subidas arenosas e muita pedra solta, algumas vezes desanimador para pedalar, o sol forte, o protetor solar escorria nos olhos, o vento sempre ajudava ( e lá venta muito) , quando a favor empurrava facilitando a pedalada e quando contra refrescava (tem que achar tudo bom nestas horas).
Algumas pequenas pontes pelo caminho e sempre a água dos rios limpa, potável.
Ao cruzarmos com uma camionete Frontier preta de São Paulo nos alertaram que não seria possível atravessar a serra logo a frente porque uma carreta fez "L" e havia fechado a passagem.
Paramos todos e combinamos seguir em frente e ver a situação. O Laércio pegou a Sportage e foi na frente para ver se conseguiria passar. Nós continuamos pedalando e subindo a Serra quando realmemte vimos que a situação era complicada
Teríamos que atravessar uma antiga estrada abandonada com uma descida muito íngreme pela frente.
Decidi que eu iria dirigir, pois o carro é meu e a responsabilidade também. Tivemos que retirar toda a bagagem que estava em cima do carro e descer com ela até a parte baixa do morro. Descer as bikes, um downhill muito bom embora as bikes de XC não tenham geometria para tal o que vale é a diversão e como  gosto muito de descidas larguei o freio. Descemos todas as tralhas na mão.
A descida de carro foi devagar e bem orientada por Laércio e Holger. A suspensão sem amortecedor dianteiro esquerdo fazia a frente baixar mais que o habitual dando a impressão que o carro tombaria, enfim foi um perrengue, digno de lembrar para sempre.
Terminada a descida a bagagem toda de volta no teto do carro e com as bikes na frente terminamos a subida acompanhados nos lados por pedras de arenito esculpidas pelo vento, lugar lindo, chegamos ao bar do Sr. Camilo.  Havia duas pessoas tomando um Refrigerante de 2 litros daqueles bem doces de guaraná. Nos ofereceram e claro, tomamos. Eram o motorista da carreta em "L" e o cara da outra carreta que ficou para trás.
O motorista da carreta nos contou que no tope da subida a carreta deu uma falhada e como carregava postes de concreto a carga direcionou para o abismo, ficando o cavalinho na pista e a carreta com a traseira na pirambeira.


O bar so Sr. Camilo (76 Km de São Félix sentido Novo Acordo) é daqueles lugares onde se acha de tudo, de ovo cozido a relação de moto, ele viu que o lugar tem essas demandas e assim o fez.
O Sr. Camilo nos indicou que atrás do seu bar encontraríaos um mirante espetacular e sugeriu acamparmos na sua fazenda, foi o que fizemos.
Mangueiras centenárias rodeiam a casa e os barracões da Fazenda Rosalina, Tem uma choupana para montar redes e longas mesas de madeira com churrasqueira, um bom chuveiro, banheiros limpos, enfim bem estruturado.
A noite galinha com arroz, algumas caipirinhas e cerveja acompanharam o bate papo durante o jantar.
O céu estrelado parecia mais perto da gente. Como o lugar é alto venta muito e a temperatura a noite é uma delícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário